quinta-feira, 22 de julho de 2010

PRODUÇÃO DE ALUNOS - HIPERTEXTO

Machado de Assis, um dos autores das mais belas obras literárias.


Nascido no dia 21 de junho de 1839,na cidade do Rio de Janeiro, Joaquim Maria Machado de Assis foi um dos homens mais obstinados da história cultural deste país. Era bisneto de escravos. Talvez por isso jamais tenha aceitado a ideia de passar pela vida sem obter,num grau muito elevado,respeito e consideração. Dotado de vontade de ferro,Machado de Assis poderia ter escolhido a hierarquia do dinheiro ou da política. Preferiu o caminho da arte para espelhar sua alma forte. Acabou impregnando toda a cultura brasileira. Depois de revisor de imprensa e tipógrafo,Machado foi jornalista profissional durante toda a década de 1860. Nessa época Machado atuou combativamente pelas idéias progressistas. Chegou a ser lançado como candidato a deputado pelo Partido Liberal. Recusou a candidatura. Persistiu na ideia de ganhar a vida com as letras, iniciando-se na tradução do inglês e do francês.
Machado de Assis deve ter sofrido muito para vencer numa sociedade escravocrata. Teve sempre que manter duas posições:a de um homem obediente e previsível e de um artista insubordinado e imprevisto. Tinha 30 anos quando se casou com Carolina Augusta Xavier de Novais,quatro anos mais velha do que ele,que veio a falecer em 1904. Ele sofreu muito,não só pela saudade,mas também pela solidão e pelo agravamento de suas doenças,que envolviam a epilepsia e a perda da visão. Tendo vivido 68 anos,participou de muitas tendências literárias da vida brasileira: Romantismo,Realismo,Naturalismo,Impressionismo,Parnasianismo,Simbolismo e Pré-Modernismo.
Mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender e se tornou um dos maiores intelectuais do país, ainda muito jovem. Em São Cristóvão, conheceu a senhora francesa Madame Gallot, proprietária de uma padaria, cujo forneiro lhe deu as primeiras lições de francês, que Machado acabou por falar fluentemente, tendo traduzido o romance Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo, na juventude. Também aprendeu inglês, chegando a traduzir poemas deste idioma, como O Corvo, de Edgar Allan Poe. Posteriormente, estudou alemão, sempre como autodidata.


Dentre os contos de Machado de Assis o que mais gostamos foi “A Cartomante”, por ser um conto que relata de forma sutil e intrigante, aspectos tão presentes em nossa sociedade.
Relata um caso de amor proibido, uma experiência conflitante e um final trágico dentro de uma sociedade recatada.
Nesse interessantíssimo conto, que muito nos identificamos, podemos observar fortemente os traços marcantes das obras, que se destacam pela profundidade psicológica que se submetem seus personagens. Dentro do enredo, que não segue nenhuma ordem dos fatos, o leitor é convidado a investigar, as razões, os porquês e as atitudes que fez com que “fulano” agisse dessa forma e não daquela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário